Insalubridade x Aposentadoria especial

Caro leitor, neste post veremos sobre as principais semelhanças e diferenças da Insalubridade e da Aposentadoria Especial. Acompanhe!

Primeiramente, é importante ressaltar que, embora partam do mesmo princípio – da exposição do trabalhador a agentes nocivos -, as regras de caracterização de Insalubridade e Aposentadoria Especial São diferentes. E você precisa conhecer bem essas regras!

I. BASE LEGAL DIFERENTE

As legislações que tratam do adicional de insalubridade são diferentes daquelas que versam sobre a caracterização da aposentadoria especial. Uma é trabalhista e a outra previdenciária. Uma concede um adicional de remuneração e a outro um tempo menor de aposentadoria

II. ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

A Legislação Trabalhista que regulamenta o adicional de Insalubridade está na CLT e NR-15, basicamente.

“A NR-15 estabelece as atividades que devem ser consideradas insalubres, gerando direito ao adicional de insalubridade aos trabalhadores.
É composta de uma parte geral e mantém 13 anexos, que definem os Limites de Tolerância para agentes físicos, químicos e biológicos, quando é possível quantificar a contaminação do ambiente, ou listando ou mencionando situações em que o trabalho é considerado insalubre qualitativamente.”
(Fonte: Ministério do Trabalho)

III. APOSENTADORIA ESPECIAL

A nossa Constituição Federal faz a previsão de tempo de aposentadoria diferenciado para atividades que sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde.

A Lei 8213/93 estabelece a aposentadoria especial para segurados da Previdência, e o Dec.3048/99 regulamenta a matéria. A Instrução Normativa n 128/2022 do INSS traz o entendimento do INSS e complementa as regras da aposentadoria especial.

IV. AS REGRAS PARA CARACTERIZAÇÃO DA APOSENTADORIA ESPECIAL SÃO DIFERENTES DAS REGRAS DE INSALUBRIDADE

Não podemos confundir esses benefícios. A lista de agentes nocivos e as metodologias de avaliação podem ser diferentes. A seguir, as principais diferenças entre Insalubridade X Aposentadoria Especial são:

  • Lista de agentes nocivos são diferentes ;
  • Metodologias de avaliação podem ser diferentes ;
  • As legislações a serem seguidas são diferentes;
  • Somente a Previdência prevê um tratamento diferenciado para Agentes Cancerígenos da LINACH;
  • As consequências para as empresas também podem ser diferentes.

Todavia, embora sejam regras diferentes, Insalubridade e Aposentadoria Especial tem algumas semelhanças, como:

  • Partem do mesmo princípio: exposição a agentes nocivos
  • Concedem algum benefício/compensação para o trabalhador exposto
  • Trazem uma lista de agentes nocivos e atividades
  • Necessitam de um laudo Técnico para caracterização

Por fim, eu aconselho você separar a gestão e o registro das informações sobre insalubridade das informação sobre Aposentadoria Especial.

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

Treinamento Prático Desafio GRO e PGR

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo

Curso Prático de Contestação do FAP

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo