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15 abr 2021

Você é uma marca

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Você sabe qual a principal diferença entre um café do Starbucks e um café de qualquer outra cafeteria que tenha no seu bairro, comum, aquelas que você nem sabe o nome mas adora o produto? Marca.

É por isso que você paga R$ 8 no café nesta cafeteria do seu bairro, mas em um Starbucks, pelo mesmo produto, você paga R$ 18 e ainda posta nas redes sociais o seu feito, feliz. Afinal, você está no Starbucks! 

Agora, você sabe qual a diferença entre você, consultor de SST, que trabalha sozinho e está começando, e uma grande empresa de consultoria em SST com diversos funcionários e clientes? Do ponto de vista de construção de marca: nenhuma. Mas, isso depende de você e eu vou explicar nos próximos parágrafos.

 Mas antes, deixe eu me apresentar. Sou o Guilherme Dalpasquale. Sou publicitário e lidero com minha sócia a equipe da Content.ads. Juntos já construímos marcas relevantes para os nossos clientes de diferentes segmentos do mercado nesses últimos cinco anos.

Antes de ter minha própria agência, trabalhei em diversas outras e tenho bastante experiência de campo para compartilhar com você aqui nos canais da SST Online, por meio de uma série de conteúdos que vão te ensinar sobre marketing e comunicação, focados no seu mercado, para te ajudar a construir a sua própria marca. Bora?

Agora, vamos ao que interessa: você é uma marca.

Uma das coisas mais importantes que o profissional de SST deve ter em mente é que já precisa começar o seu negócio como quer ser percebido no auge do seu sucesso, e, para isso, primeiramente, você precisa ter um posicionamento claro para si mesmo e para com o mercado.

É esse posicionamento, bem trabalhado ao longo do tempo, que vai causar o impacto que as grandes marcas conseguem atingir na mente dos consumidores.

Você pode e deve ser escolhido pelo seu poder de marca/qualidade no serviço e não pelo seu poder de desconto no valor do seu serviço.

Se alguma empresa opta por contratar você baseado em preço, facilmente essa empresa deixará de trabalhar com você pelo mesmo motivo. E isso não é justo. Porém, você, enquanto marca pessoal, é o único organismo responsável por transformar esse ecossistema.

Não é inteligente que se espere um mercado mais evoluído e aberto quando não há informação consistente e clara para que esse mercado se eduque. Isso. Educar primeiro para depois vender.

Então, para que o mercado de SST consiga crescer e o profissional em início de carreira consiga vender seu serviço é preciso ter consciência de marca e trabalhar isso.

Você tem que ser o Starbucks do seu mercado, por menor que você seja, independente se você está em São Paulo ou no interior de Goiás. Marca é marca em qualquer lugar do mundo e vence o jogo.

Se você trabalhar a sua marca, vai conseguir cobrar R$ 18 pelo mesmo café que o seu concorrente cobra R$ 8 e ainda precisa dar desconto porque não consegue vender.

 Lógico que, talvez, você veja no início o seu colega vender dois ou três cafés por R$ 8 e você ainda não conseguiu vender nenhum do seu. Porém, é nesse momento que o sucesso separa os seus preferidos e chama pra si.


Lembrem-se: qualquer idiota pode dar um super desconto e vender o seu produto, mas, para ser um Starbucks, ou seja, para criar uma marca forte e com isso poder cobrar pelo seu serviço o valor que você considerar justo, vender esse produto/serviço e ainda ocupar um espaço só seu na mente dos seus clientes, é preciso inteligência, persistência e tempo.

 

Não desista. No final, a conta fecha.

Vale mais ser Rei em um pequeno império do que vassalo em Roma.

E nas próximas semanas continuaremos falando sobre isso: comunicação e marketing.

Autor:

Guilherme Dalpasquale

Guilherme Dalpasquale

Publicitário, pós-graduando em Gestão de Marketing. É fundador e Diretor de Expansão e Negócios da Content.ads, agência de marketing e publicidade especializada em branding e conteúdo.

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Trabalhe com segurança. Há sempre um abraço esperando você na volta pra casa.

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