.

14 jun 2020

Como obter o ROI dos programas de bem-estar corporativo?

Vai pra baixo

Calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento em português) dos programas de bem-estar da empresa é uma atitude que deve ser praticada por todo gestor de RH que preza pela Segurança do Trabalho e qualidade de vida dos colaboradores. Além disso, essa é a forma de mensurar se os resultados das medidas aplicadas são realmente satisfatórios.

Quando o assunto é a saúde do trabalhador, diversos desafios vêm à tona.

O estresse do dia a dia, a necessidade de bater metas e a demanda por eficiência pode afetar em muito uma pessoa.

Por isso, investir em estratégias de bem-estar é indispensável para controlar esses fatores prejudiciais tanto para o colaborador como para a empresa.

Nesse contexto, o Return On Investment (ROI) é a ferramenta que possibilita que tais programas sejam gerenciados a fim de beneficiar a equipe por completo e melhorar o retorno financeiro para a organização.

Neste artigo, reunimos os principais indicadores de que os seus programas de saúde corporativa estão no caminho certo. Vamos conferir?

Absenteísmo

A queda no absenteísmo é uma das consequências de implantar programas de bem-estar na sua empresa.

Ademais, esse é um ótimo indicador para análise dos motivos das faltas e atrasos que ainda acontecem, o que possibilita que mudanças sejam aplicadas para evitá-los.

Os casos que envolvem problemas de saúde físicos, que podem acontecer devido a condições de trabalho, acidentes, ergonomia ou psicológicos que podem e devem ser evitados por meio de programas de saúde corporativa.

Com uma equipe multidisciplinar, que inclua médicos, psicólogos e assistentes sociais, é possível oferecer o suporte adequado aos colaboradores, o que ajuda a prevenir e superar conflitos e, assim, reduz em muito os gastos com ausências no trabalho.

Turnover ou Índice de Rotatividade

Você sabe qual é a quantidade de funcionários que são contratados e demitidos na sua empresa em um determinado período de tempo?

Esse número está completamente relacionado com o ROI dos programas de bem-estar oferecidos pela organização.

A baixa nesse indicador é reflexo dos investimentos em qualidade de vida, o que torna a empresa mais atraente frente à concorrência, a qual, como consequência, acaba retendo mais talentos, não perde bons profissionais e evita gastos com a entrada e saída de profissionais, que incluem rescisões contratuais e novos processos seletivos.

Afastamentos por doenças laborais

Aplicar programas de bem-estar para os seus funcionários é a melhor forma de garantir a redução de doenças laborais e acidentes de trabalho na sua empresa.

Assim, diminuem os afastamentos por motivos médicos, o que provoca a queda dos gastos que essa condição desencadeia, como contratação de profissionais substitutos ou pagamento de horas extras, e contribui diretamente para a elevação do ROI.

Investir na saúde e segurança dos colaboradores é, portanto, o segredo para reter talentos, aumentar a produtividade da equipe e reduzir os custos para o seu negócio.

Nesse processo, o ROI dos programas de bem-estar é essencial para que os resultados sejam acompanhados e, caso haja necessidade, melhorias sejam realizadas.

Por isso, não deixe de utilizar esses indicadores na sua empresa!

Autor:

Thiago Lorenzi

Thiago Lorenzi

CEO na Health & Care e Ergonomista. Equilibrar saúde ocupacional e segurança do trabalho com produtividade é um negócio que dá certo.
É nisso que eu acredito. www.nucleohealthcare.com.br

Quer receber nossas atualizações no seu e-mail?

Não se preocupe, também odiamos spam!

Leia também:

Curso Desvendando Aposentadoria Especial, PPP e LTCAT

Curso on-line

Desvendando Aposentadoria Especial, PPP e LTCAT

Descubra os 7 passos para dominar a elaboração de PPP, LTCAT e caracterização da Aposentadoria Especial

Conheça o curso

Dúvidas sobre a caracterização da Aposentadoria Especial, elaboração de LTCAT e PPP?
Clique no botão abaixo e fique aliviado ↓

 

Eu quero saber mais!

Trabalhe com segurança. Há sempre um abraço esperando você na volta pra casa.

SST Online