#SextouComNR – Tudo que você precisa saber sobre a NR-8

Seja bem-vindo a mais um capítulo da nossa websérie: #SextouComNR. Todas as sextas-feiras estamos abordando uma das nossas Normas Regulamentadoras, em ordem crescente para não virar bagunça.

Claro que você vai poder acessar nosso conteúdo qualquer dia, qualquer hora, mas já fique sabendo que toda sexta teremos um episódio novo, fresquinho, sobre uma das nossas NRs.

Oitavo episódio, oitava norma. NR-8 – EDIFICAÇÕES.

Publicada pela portaria 3.214/1978, esta Norma Regulamentadora passou apenas por três alterações (digo “apenas” porque é umas das normas menos modificadas até hoje). Ela foi revista em 1983, 2001 e 2011.

Abrindo a NR-8 pelo site da ENIT, vamos nos deparar com uma norma que possui quatorze itens distribuídos em duas páginas, umas das menores NRs que temos atualmente. Ela estabelece requisitos mínimos que devem ser adotados em edificações, com o objetivo de garantir a segurança e o conforto aos trabalhadores.

O que diz a NR-8

De um modo geral, a norma trata de assuntos relativamente simples, como altura do pé direito (e aqui ela não estabelece diretrizes diretamente, mas preconiza o atendimento às legislações municipais).

Orienta também sobre a situação de pisos e paredes e suas respectivas proteções; orienta sobre escadas, rampas e corredores nos ambientes de trabalho e orienta sobre andares acima do solo, com necessidade de proteção adequada contra quedas.

Traz ainda, em seu item 8.4 (e demais subitens) orientações em proteções contra intempéries, abordando as partes externas de edificações, exigindo a observação de normas técnicas relativas a incêndio, isolamento térmico, condicionamento acústico, resistência estrutural e impermeabilidade. Tudo em prol da obtenção de condições dignas e salubres para os trabalhadores.

Enfim, a NR-8 é uma norma que poderia tranquilamente ter seu conteúdo dentro da NR-18 e da NR-24, por exemplo. Inclusive, em alguns pontos ela usa o termo “conforto”, o mesmo carregado no título da NR-24.

Mas, ainda estamos no episódio 8 da nossa websérie e voltaremos a falar de construções e conforto nos episódios 18 e 24. Enquanto isso, eu vou preparando o próximo texto da nossa websérie #SextouComNR

Um grande abraço a todos e SEX   TOU!

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

Treinamento Prático Desafio GRO e PGR

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo

Curso Prático de Contestação do FAP

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo