SST Online

Segurança para você é um valor ou uma prioridade?

Caro leitor, as prioridades podem mudar a qualquer momento devido a necessidades prementes, condições de mercado e cenários econômicos que afetam o dia a dia da empresa. O valor não muda independentemente das necessidades de atendimento ao cliente, faturamento, oportunidades de negócios e operacionais ou circunstâncias financeiras. Para saber mais, acompanhe o texto abaixo!

Pergunta intrigante, não é?

A resposta é a mais variada possível, e é assim que avaliamos o nível de maturidade organizacional.
Os líderes responsáveis pela segurança geralmente a defendem como um valor em vez de uma prioridade, pois as prioridades mudam com base nos requisitos e valores operacionais.

Faz sentido valorizar a segurança e a saúde dos colaborades?

Infelizmente, muitas vezes esquecemos o que isso significa.
Dizer que “segurança é um valor” é um princípio abstrato que dificilmente podemos imaginar, muito menos entender, conceber ou vislumbrar nos trabalhadores da linha de frente.

O que significa valorizar a segurança?

Definições comumente aceitas afirmam que valores são crenças internas.
Os valores orientam tudo o que fazemos, as decisões que tomamos e nosso compromisso com nossos objetivos.

Os valores estabelecem expectativas para todos os funcionários de cima para baixo.

Ao contrário da palavra “segurança”, esses valores são explícitos e podem significar coisas diversas para pessoas diferentes.

Se você acredita que cada lesão é evitável, então você sabe o que fazer quando seu Equipamento de Proteção Individual (EPI) mostra sinais de desgaste ou protetor da máquina está fora de alinhamento.
Se você valoriza seus colegas de trabalho, saberá o que fazer se observar um colega lutando para levantar um objeto pesado.

Você permite que o novo colaborador trabalhe sozinho no primeiro dia porque você está com falta de pessoal?

Se você acredita que a segurança é um valor, então você sabe o que fazer. Tornar a segurança um valor em vez de uma prioridade não é tarefa fácil.

Podemos começar dando aos colaboradores um exemplo concreto do que significa “segurança como valor”. Para que os funcionários entendam a segurança como um valor, eles precisam enxergar o seu significado. Dê a eles imagens concretas e termos acionáveis. Os valores são a luz norteadora no turbilhão de atividades e demandas concorrentes que nos bombardeiam todos os dias.

Diferencie-se e estabeleça-se como líder de segurança definindo o que significa “levar a segurança a sério”.

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

PCMSO da nova SST, com Dr Rafael calixto

Aprenda TUDO que você precisa saber da NR-7 na nova SST com exemplos práticos, ferramentas e estudos de caso, e também como a gestão do PCMSO se adequa ao PGR e eSocial!

Curso Dominando o PPP e LTCAT

Seja o profissional que o mercado procura! Domine a arte de elaborar LTCAT e PPP à prova de falhas no eSocial e abra as portas para ganhar mais de R$5.000 mensais em segurança do trabalho

Treinamento Prático Desafio GRO e PGR

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo

Curso Prático de Contestação do FAP

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo