O ambiente de testes do eSocial vai começar

Foi publicada hoje, 23/06/2017,  no Diário Oficial da União, a Resolução nº9 do Comitê Gestor do eSocial, que inaugura o ambiente de testes do eSocial, primeiramente, para as empresas  de Tecnologia da Informação – TI.

A partir das 7 horas do próximo dia 26, será disponibilizado o ambiente de produção restrita do eSocial para as empresas de TI.

Agora parece que é definitivo, o eSocial entrará no ar em janeiro de 2018 para as empresas com faturamento superior a R$78 milhões e em julho de 2018 para as demais empresas.

Disponibilização em 2 etapas

A disponibilização será dividida em duas etapas, sendo a primeira já na próxima semana, só para as empresas de  T.I., e a segunda etapa no período de 1º de agosto a 31 de dezembro de 2017 para todas as empresas.

Durante este período de testes, as empresas poderão testar a funcionalidade de seus sistemas e se ambientar aos leiautes do eSocial.

Cabe ressaltar que o eSocial não funcionará como um PGD off-line, no eSocial tudo será on-line! As empresas utilizarão a certificação Digital para garantir a validade e segurança na transmissão das informações.

E quando começa a prestação de informações de SST?

As informações relativas a Saúde e Segurança do Trabalhador começa 6 meses após a data de início de funcionamento do eSocial.

Ou seja, para empresas com faturamento (em 2016) superior a R$78 milhões as informações de Saúde e Segurança do Trabalho – SST deverão ser prestadas até o final de junho  de 2018. Para as demais empresas, até o final do ano de 2018.

E será que as empresas estarão se preparando para o eSocial?

A maioria dos profissionais que serão responsáveis por prestar as informações de SST ao eSocial ainda não despertou para a mudança que se aproxima.

As repercussões do eSocial para profissionais de SST, Contadores, RH e setor de Dep. Pessoal serão enormes. No entanto, são poucos os profissionais que tem  plena consciência disso.

Se você ainda não sabe quais informações de Saúde e Segurança do Trabalho – SST devem ser informadas através do eSocial, baixe o eBook – Guia de SST para o eSocial e conheça melhor o assunto.

Atualizações sobre o eSocial

Ainda não foi disponibilizada a nova versão do Manual de Orientações do eSocial.

Assim que for publicado, divulgaremos informações fresquinhas  aqui no blog SST Online. 

E se você quiser receber todas atualizações sobre o eSocial, basta cadastrar seu e-mail no formulário mais abaixo.

E para você, quais serão as principais repercussões do eSocial na área de SST? Deixe seu comentário aqui.

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

Treinamento Prático Desafio GRO e PGR

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo

Curso Prático de Contestação do FAP

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo