.

3 fev 2020

Coronavírus: profissionais de SST em alerta

Tags:, , , ,
Vai pra baixo

Os números são alarmantes: aproximadamente 360 pessoas já morreram na China Continental devido ao coronavírus. Além deste número, cerca de 17 mil já foram infectadas somente no país.

Mas qual a relação entre o coronavírus e SST?

A relação é grande e nós falaremos sobre isso neste artigo.

Risco mundial

O coronavírus não está “preso” apenas na China. Outros 20 países já confirmaram casos da doença respiratória causada pelo vírus e, pior do que isto, no domingo, 2 de fevereiro, as Filipinas confirmaram o primeiro caso de morte fora da China.

Ou seja, com a disseminação do coronavírus, muitas pessoas correm perigo. Porém, queremos falar, de forma especial, de muitos trabalhadores correndo perigo.

Pense comigo, mas lembre-se que esta é apenas uma suposição, certo? Embora haja pelo menos 16 casos suspeitos no Brasil, nenhum foi confirmado.

Voltando…

Um brasileiro está na China, sem saber que está infectado, e retorna ao Brasil. Ele terá contato com pessoas em um avião, com a tripulação que está apenas trabalhando, que também pousará no país e terá contato com os brasileiros.

Outro exemplo: um navio cargueiro trazendo produtos da China atraca em um porto brasileiro. Sem saber, um tripulante também pode estar infectado e terá contato com a equipe que trabalho no porto.

Bom, reitero, são apenas exemplos. Porém, não são impossíveis de acontecer…

E agora? O que fazer? Como lidar com estas situações?

Anvisa emite nota para alertar trabalhadores que atuam em pontos de entrada

Foi pensando na possibilidade destes exemplos dados acima que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota de alerta contra o coronavírus para trabalhadores que atuam em pontos de entrada, como portos, aeroportos e fronteiras do país.

Diante das recomendações dadas, o principal alerta é para o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Confira as recomendações:

  • Se não houver relato da presença de caso suspeito, servidores e trabalhadores que realizam abordagem em aviões, navios e demais meios de transporte devem utilizar máscara cirúrgica.
  • Se houver relato de presença de caso suspeito, servidores e trabalhadores que realizam abordagem em aviões, navios e demais meios de transporte devem utilizar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas.
  • Servidores e trabalhadores que realizam inspeção de bagagem acompanhada devem utilizar máscara cirúrgica e luvas.
  • É importante ressaltar que, conforme determinação do Ministério da Saúde, é de responsabilidade de todos os órgãos e empresas a disponibilização de EPIs para servidores e funcionários que estiverem em contato com viajantes.

É claro que, além da utilização de EPIs, é necessário que estes trabalhadores adotem medidas preventivas de higienização, como lavar sempre as mãos com água e sabonete; utilizar álcool gel para higienizá-las; cobrir boca e nariz quando espirrar e tossir ou, ainda, evitar tocar mucosas de boca, nariz e olhos.

Riscos Biológicos: o que você precisa saber

Quando falamos em vírus, estamos falando em Riscos Biológicos.

Vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos são Riscos Biológicos.

Existe Risco Biológico quando há exposição a microrganismos vivos que, em contato com o ser humano, podem causar diversas doenças.

São muitas as profissões que acabam expondo os trabalhadores a esses riscos, como as que acabamos de exemplificar.

Quer saber mais sobre Riscos Biológicos, clique aqui e confira um artigo falando sobre o assunto em nosso blog.

Os EPIS são eficazes?

Sim, eles são! Mas é preciso que o equipamento de proteção bloqueie todas as vias de entrada no organismo e garantir que os procedimentos de uso sejam respeitados.

E existe hoje no mercado uma grande quantidade deles para fins de prevenção aos Riscos Biológicos. Independente do ramo de atuação, a variedade é realmente muito grande.

Porém, mais importante do que adequar o EPI à atividade, é controlar seu uso e garantir sua eficácia. Afinal, de nada adianta o colaborador utilizar um equipamento que não está cumprindo com o seu objetivo.

Diante dessas informações e da possibilidade do coronavírus chegar ao Brasil – muito em breve – reiteramos o alerta para que haja proteção de todos os colaboradores.

Por ora, aqueles que trabalham diretamente com o risco e, claro, se houver um caso confirmado em sua cidade, proteção para todos, sem exceção.

O que mais você precisa saber sobre esse assunto:

Conforme o Ministério da Saúde – até a segunda-feira, 3 de fevereiro quando este texto foi finalizado – estes são os estados com casos suspeitos no Brasil:

 

De acordo com o portal G1, na quinta-feira, 30 de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que os casos do coronavírus são uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

O contágio pode ocorrer via animal, por meio do contato com a carne de animais silvestres, ou o contágio entre humanos, passando pelo ar por meio da tosse e espirro.

Os sintomas em casos menos graves são febre e dificuldade em respirar. Já nos casos mais graves há também síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal.

No último final de semana, um grupo de brasileiros na China pediu ao Governo do Brasil que o retirasse do país. Também conforme o portal G1, os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores afirmaram em nota que o governo trará de volta todos os brasileiros que se encontram em Wuhan – a cidade mais afetada pela epidemia de coronavírus na China – e que manifestem desejo de retornar.

Autor:

Matheus Reis

Matheus Reis

Jornalista, especialista em Conteúdo e Jornalismo Digital.

Quer receber nossas atualizações no seu e-mail?

Não se preocupe, também odiamos spam!

Leia também:

Curso Desvendando Aposentadoria Especial, PPP e LTCAT

Curso on-line

Desvendando Aposentadoria Especial, PPP e LTCAT

Descubra os 7 passos para dominar a elaboração de PPP, LTCAT e caracterização da Aposentadoria Especial

Conheça o curso

Dúvidas sobre a caracterização da Aposentadoria Especial, elaboração de LTCAT e PPP?
Clique no botão abaixo e fique aliviado ↓

 

Eu quero saber mais!

Trabalhe com segurança. Há sempre um abraço esperando você na volta pra casa.

SST Online