.

2 set 2020

4 estratégias para melhorar a comunicação na sua empresa

Tags:, , ,
Vai pra baixo

Recentemente nós falamos aqui no Blog do SST Online sobre como estratégias de comunicação podem facilitar a vida dos profissionais de SST (você pode encontrar o link para ler este texto mais abaixo).

É necessário que sempre destaquemos a importância da comunicação assertiva em nossos locais de trabalho porque ela também é uma ferramenta de segurança.

Boa comunicação = menos riscos de acidentes de trabalho.

Hoje nós separamos para você 4  estratégias que você pode adotar para melhorar a comunicação no seu local de trabalho.

Bora saber quais são elas?

1) DDS

Não poderíamos começar sem falar do essencial DDS, o Diálogo Diário de Segurança. A gente sabe que na correria no dia a dia é difícil tirar um tempinho no início dos turnos para unir os colaboradores, mas, acredite, este trabalho faz a diferença.

Como o próprio nome diz, o DDS é uma conversa com os trabalhadores sobre os riscos no trabalho e como evitá-los.

Sempre é bom lembrar: a melhor estratégia de comunicação começa por uma boa conversa, portanto, de 5 a 15 minutos diariamente são suficientes para um bom resultado.

2) Cartazes pela empresa

Parece meio antigo, né?! Mas os bons e velhos cartazes ainda surtem MUITO efeito! Frases informativas, de alguma campanha de segurança e imagens que chamem a atenção nos cartazes são o suficiente.

Um bom exemplo a ser dado neste período de pandemia de Covid-19 é o uso de cartazes para lembrar da obrigação do uso de máscara.

No lugar onde eu trabalho, por exemplo, existem diversos cartazes: obrigatoriedade de máscara, lembrando para não compartilhar objetos, reiterando a necessidade de higienização com álcool em gel… Enfim!

Se esta é uma estratégia usada na sua empresa e você puxar na memória agora, com certeza vai lembrar de algum deles que você viu nos últimos dias.

3) Informativos

É claro que algumas estratégias de comunicação vão além das atribuições do profissional de SST. Muitas vezes, é necessário que os profissionais de Recursos Humanos (RH) estejam engajados.

Um destes exemplos é a confecção de informativos, como revistinhas mesmo ou, ainda, em formato digital para serem espalhados por e-mail ou WhatsApp…

Os informativos podem ser mensais ou até trimestrais, mas precisam ter uma seção específica para falar de SST, seja para lembrar coisas básicas ou para trazer um conteúdo formativo, como um artigo de um grande profissional da área ou até mesmo um texto do responsável por SST da empresa.

O importante é fazer com que isto chegue a todos os profissionais.

4) Grupos de WhatsApp

Quantos grupos no WhatsApp você possui? “Família Buscapé”, “Amigos do churrasco”, “Só as gurias”…

Talvez você tenha até um com os “Amigos da firma”. Mas, garanto que em nenhum destes você fala sobre SST, não é mesmo?!

Um grupo de WhatsApp com os colaboradores da sua empresa pode ser uma excelente estratégia de comunicação no dia a dia. Seja para lembrar a importância dos EPIs, para compartilhar conteúdo importantes ou até mesmo para mandar o link deste texto ou de tantos outros importantíssimos aqui do blog  😉

O que você faz?

Estas, com certeza, são apenas algumas dicas. Muito óbvias até mesmo. Porém, o que não pode ocorrer é não utilizar nenhuma delas.

A segurança precisa ser lembrada todos os dias!

Queremos saber: quais as estratégias que você usa? Compartilhe com a gente para, quem sabe, terma mais dicas para dar em um próximo artigo sobre o assunto.

Leia mais: Como estratégias de comunicação podem facilitar a vida de profissionais de SST

Autor:

Matheus Reis

Matheus Reis

Jornalista, especialista em Conteúdo e Jornalismo Digital.

Quer receber nossas atualizações no seu e-mail?

Não se preocupe, também odiamos spam!

Leia também:

Curso Desvendando Aposentadoria Especial, PPP e LTCAT

Curso on-line

Desvendando Aposentadoria Especial, PPP e LTCAT

Descubra os 7 passos para dominar a elaboração de PPP, LTCAT e caracterização da Aposentadoria Especial

Conheça o curso

Dúvidas sobre a caracterização da Aposentadoria Especial, elaboração de LTCAT e PPP?
Clique no botão abaixo e fique aliviado ↓

 

Eu quero saber mais!

Trabalhe com segurança. Há sempre um abraço esperando você na volta pra casa.

SST Online