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28 jun 2021

3 passos para você criar conteúdo para a Cipa no Instagram

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Vai pra baixo

Você sabia que o Brasil possui cerca de 99 milhões de pessoas conectadas ao Instagram?

Se formos analisar este número, a probabilidade de que todos os colaboradores da sua empresa estejam nesta rede social é bem grande, não acha?!

E você já parou pra pensar em como utilizar o Instagram como ferramenta de Saúde e Segurança do Trabalho?

A rede social pode ser uma grande aliada das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) e é sobre isso que a gente vai falar para você hoje. Nós separamos 3 passos importantes para você criar um perfil no Instagram e melhorar as suas estratégias internas de SST por meio da comunicação.

Bora lá?

Passo 1 – Criação do perfil

A primeira coisa que você precisa, claro, é criar um perfil no Instagram.

Esta parte é tranquila. O ideal é que você crie o perfil utilizando um e-mail da Cipa que já seja conhecido pelos colaboradores.

Nós sabemos que não é todo mundo que domina a rede social, tampouco a produção de conteúdo necessária nesta estratégia de comunicação. Escolher um membro da Cipa que tenha afinidade com o Instagram é uma saída.

Se a sua empresa possui um Setor de Comunicação o ideal é que você peça ajuda a eles para que lhe orientem e assessorem, sobretudo, na parte de design gráfico.

Por que falamos sobre design?

Não vai adiantar você criar um perfil com a intenção de ajudar os colaboradores da empresa, mas deixar ele “solto” e com postagens sem sentido e feias, não é mesmo?!

Leia até o fim do texto que vamos dar uma super dica para você criar suas imagens para o seu Instagram da Cipa.

Entrando neste assunto, chegamos ao Passo 2.

Passo 2 – Planejamento de comunicação

Temos convicção de que o Instagram pode ser um grande aliado da Cipa da sua empresa, porém, é preciso saber o que e quando postar.

É nesta hora que entra o Planejamento de comunicação. Voltamos a lembrar que se sua empresa possui um Setor de Comunicação, você pode solicitar assessoria.

O ideal é que enquanto você cria a rede social, reúna os membros da comissão e discuta assuntos que podem ser interessantes aos colaboradores.

Passo a passo para fazer um planejamento de redes sociais

Podemos sugerir alguns:

  • Difundir as NRs a fim de que elas sejam cumpridas
  • Dicas de cuidados para saúde mental
  • Dicas de ergonomia
  • Em tempos de pandemia, conscientização sobre protocolos contra Covid-19
  • Engajamento em campanhas (Abril verde, Junho Vermelho pela doação de sangue…)
  • Vídeos que relembrem a importância da prevenção de acidentes
  • Posts especiais em tempos de Sipat
  • Vídeos com profissionais de saúde de dentro da empresa (parceria com o Sesmt) ou pedir colaboração de profissionais de fora da empresa
  • Posts em parceria com o Departamento de Recursos Humanos…

Quais outros posts vocês acham importantes?

Colocado estes temas em mesa, é necessário fazer um planejamento para o mês, por exemplo.

Quantos posts por semana? Nós sugerimos que, no mínimo, dois.

Com o planejamento feito, é hora de criar as imagens (que você pode chamar de cards) e pensar no conteúdo para o post.

Precisamos abrir um parêntese aqui: é muito importante que você esteja alinhado com a direção da empresa na hora de criar este Instagram porque você estará carregando consigo o nome da empresa.

Outra coisa bem importante que precisamos falar é da importância dos posts possuírem legendas informativas, que tragam, de fato, conteúdos que ajudem os colaboradores, e de não se esquecer de tomar cuidado com o português. Sem erros, ok?!

Poderíamos dar muitas outras dicas, mas vamos deixar para um artigo futuro, beleza?

Passo 3 – Engajamento com colaboradores

Com o Instagram criado, com o planejamento feito e com as publicações postadas, é hora de engajar os seus colaboradores para seguirem esta rede social.

Há algumas estratégias que você pode utilizar: o sempre bom boca a boca é uma delas. Siga os colaboradores com o perfil da Cipa, peça ajuda ao RH para que dispare e-mails aos colaboradores convidando para que eles sigam e outras coisas que você pode analisar na realidade da sua empresa.

Feito tudo isto, é importante que, periodicamente, haja uma avaliação para ver se o Instagram tem dado resultados.

Ele este ajudando a prevenir acidentes? Os colaboradores estão engajados?

Dica para criação

Lembra que falamos que tínhamos uma dica para criação?

A dica para você criar seus materiais gráficos, os cards, é o Canva, que é um editor gratuito que permite criar artes sem complicações pelo computador e pelo celular.

Vale a pena a pesquisa e dedicar um tempo por lá desbravando. Você pode criar coisas muito bacanas por lá para ajudar nesta sua estratégia de comunicação em SST.

Editor de imagens e fotos online | Recursos - Canva

 

Tínhamos muuuuitas outras dicas para passar a vocês.

Você ficou com alguma dúvida? Tem algum questionamento?

Manda pra gente para que possamos ter novas pautas para escrever para você por aqui. Fechou?!

Até a próxima!

Autor:

Matheus Reis

Matheus Reis

Jornalista, especialista em Conteúdo e Jornalismo Digital.

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