Zero acidentes não significa excelência em segurança

Querido leitor, engana-se, e muito, quem acha que não ter acidentes de trabalho é sinônimo de excelência em segurança. Há três elementos ausentes de muitas visões de excelência em segurança e você precisa estar atento, confira mais no texto a seguir!

O que seria “excelência “ no desempenho da segurança?

É simplesmente um vácuo no qual não há acidentes? É um sucesso a curto prazo? Como vamos reconhecê-lo quando o virmos? Como podemos alcançá-lo se não entendemos o que realmente é?

Em primeiro lugar, é importante perceber que “zero acidentes” ou qualquer melhora na frequência ou gravidade dos acidentes é um indicador de resultado. É um resultado e não o processo que o produz.

Pode ser alcançado por meio de um excelente desempenho, mas também pode ser alcançado por sorte e/ou variação normal na ocorrência de acidentes. Também pode ter sido feito suprimindo relatórios através de intimidação ou estímulos artificiais, como bônus e programas de incentivo.

Além disso, uma vez que a maioria das organizações qualifica o termo para incluir uma certa classificação de acidente, como “zero registros” ou “acidentes de tempo perdido zero”, ele pode ser manipulado de várias outras maneiras em práticas de notificação e gerenciamento pós-acidente. Há três elementos ausentes de muitas visões de excelência em segurança que são absolutamente críticos para uma verdadeira compreensão e definição do termo.

Uma definição de excelência em segurança que não inclui a estratégia para alcançá-lo é um jogo sem um plano de jogo ou uma guerra sem planos de batalha. Querer vencer é desejável, mas a vitória sem estratégia é extremamente rara. A maioria das organizações substitui metas ou metas de melhoria para a estratégia de segurança. Eles definem os resultados desejados, mas não o processo que irá produzi-los.

Kpis de Processo

Indicadores de resultado são, basicamente, métricas de “prestação de contas”. Eles nos dizem se estamos fazendo melhor, pior, ou mais ou menos o mesmo.

Eles não nos dizem como melhorar e é esse o propósito dos indicadores (Kpis) de processo.

Se temos uma estratégia que envolve processo para produzir resultados, podemos medir o quão bem estamos trabalhando nossos processos, então ver se eles estão impactando os indicadores de resultado.

Cultura

A cultura não só influencia as decisões e práticas de seus membros no aqui e agora, como também impacta hábitos individuais e as decisões e práticas dos futuros membros.

Pode realmente se tornar “a maneira como fazemos as coisas por aqui” e “o que fazemos quando ninguém está assistindo”. Essas práticas comuns podem ser mantidas através de gerações com pouca gestão externa necessária.

A definição de excelência não pode incluir inadvertidamente resultados produzidos por sorte e variação normal. Organizações que possuem uma gestão de segurança com excelência, não buscam apenas chegar a zero, mas sim, sabem exatamente como duplicar e melhorar seu sucesso.

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