Você precisa chamar a atenção do empresário para investir mais em SST, mas não sabe como fazer isso?

Querido leitor, infelizmente, muitos profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho foram ensinados a usar apenas “fiscalizações, autuações e multas” como argumento para convencer os empresários sobre a necessidade de implementar ações de SST (atender NRs). No entanto, na prática, sabemos que esse argumento é pouco convincente… Porém, existem outros argumentos muito mais assertivos que conseguem persuadir os empresários a investir em SST. É sobre isso que abordaremos no texto abaixo, acompanhe!

Em vez de depender exclusivamente de fiscalizações, autuações e multas, é preciso adotar uma abordagem mais abrangente, que valorize os benefícios que a área de SST pode promover para as empresas. Existem abordagens mais eficazes para chamar a atenção dos empresários e convencê-los a investir mais em SST.

Enfatize como investir em SST pode levar a um aumento significativo na produtividade e eficiência da empresa. Um ambiente de trabalho seguro e saudável reduzirá o número de acidentes e doenças ocupacionais, resultando em menos interrupções na produção e no tempo de afastamento dos funcionários. Colaboradores saudáveis e motivados tendem a ser mais engajados e produtivos, o que leva a um desempenho melhorado e a um aumento na eficiência operacional. Ao mostrar como a SST pode melhorar a produtividade e a eficiência, você estará oferecendo um benefício direto para o empresário.

Destaque como investir em SST demostra o compromisso da empresa como o bem-estar e a segurança de seus colaboradores. Isso não só melhora a satisfação dos funcionários, mas também contribui para a retenção de talentos. Profissionais qualificados e comprometidos tendem a buscar empresas que se preocupem com a segurança e saúde de seus colaboradores. Além disso, promover uma cultura de SST e ter uma boa imagem nessa área pode atrair clientes, parceiros e investidores que valorizam empresas responsáveis e preocupadas com o bem-estar das pessoas. Ao enfatizar os benefícios em termos de retenção de talentos e imagem corporativa, você estará mostrando ao empresário como a SST pode ter um impacto positivo na reputação e no sucesso a longo prazo da empresa.

Redução de custos e retorno sobre o investimento:
Demonstre como investir em SST pode resutlar em uma redução significativa de custos para a empresa. Ao prevenir acidentes e doenças ocupacionais, você estará evitando gastos com indenizações, afastamentos remunerados e processos trabalhistas. Além disso, a implementação de medidas preventivas pode reduzir os custos com seguros e encargos trabalhistas.

Lembrando que essas abordagens devem ser personalizadas para atender às necessidades e interesses específicos do empresário e da empresa em questão. Ao apresentar os benefícios da SST de forma clara, direta e alinhada aos objetivos do empresário, você aumenta as chances de persuadi-lo a investir e valorizar a área de SST.

E aí, curtiu?

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

Treinamento Prático Desafio GRO e PGR

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo

Curso Prático de Contestação do FAP

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo