Cultura de Segurança: um modelo visual e simplificado

Quando nós realizamos due diligences de nível de maturidade em meio ambiente/segurança ou até mesmo em responsabilidade social corporativa nas organizações, buscamos entender como isso está demostrando, na visão do colaborador, por meio de perguntas objetivas.

“Como a segurança é definida em sua organização?”, por exemplo .

A maioria das pessoas respondem a esta pergunta com um objetivo (como não se machucar ou ir para casa da mesma maneira que veio trabalhar, etc) em vez de uma definição.

Se um grupo de pessoas vai trabalhar para alcançar um objetivo, ele deve ser claramente definido e a definição universalmente compartilhada.

Segurança, simplesmente, é saber o que pode machucá-lo, aprender as coisas que podem impedir você de se machucar e e fazer estas coisas.

Essa definição excessivamente simplista não elabora sobre as metodologias de mitigação de riscos, mas foca nos objetivos básicos.

Ela também fornece um quadro sensível para não apenas focar as discussões para aumentar a propriedade, mas também ajudar no desenvolvimento de novos indicadores para a segurança.

Nossas perguntas são sempre bem objetivas para ter uma noção de uma pronta resposta do colaborador .

Se ele (a) começa a pensar  muito, acreditamos que temos uma questão a ser resolvida .

Vamos lá, vejam alguma de nossas perguntas em nossas due diligences:

Conhecendo os Riscos: 

Seus colaboradores conhecem os diferentes tipos de riscos que podem enfrentar em sua área de trabalho?

Quais são os grandes riscos, aqueles que a exposição única pode resultar em uma lesão grave ou fatalidade?

Esses tipos de riscos são frequentemente categorizados como de alta probabilidade?

Quais são os riscos comuns que enfrentarão?

Quão bem seus colaboradores sabem  e entedem os riscos comuns?

Saber quais precauções tomar 

O dicionário define a precaução como “cuidado tomado com antecedência” ou “uma medida tomada antecipadamente para evitar danos ou garantir o bem”.

Seus colaboradores sabem quais são as precauções necessárias a eles?

Bloqueio/Tagout é um exemplo.

Na maioria das organizações, este não é um pedido gentil, é uma exigência, e eventos graves levaram a isso.

No entanto, em uma organização atormentada por lesões que poderiam ser, em grande parte, evitáveis mantendo os olhos no caminho ou tarefa, seria ineficiente tentar escrever e impor uma regra que: “Você deve olhar para onde está indo”.

Especificamente, que precaução alguém deve tomar para controlar os grandes riscos?

E que precaução alguém pode tomar para controlar os riscos comuns?

Para moldar, controlar e influenciar o desempenho em qualquer organização, deve existir clareza em torno do que os colaboradores são obrigados a fazer e o que é mais desejável.

Seus colaboradores sabem disso?

Tomando precauções regularmente

Como você monitora as precauções necessárias e desejadas?

Se alguém está fazendo o que é obrigado a fazer, você diz alguma coisa, ou apenas diz se ele não está?

Se alguém está se afastando propositalmente de uma regra, política ou procedimento, aconselhamento é necessário, não coaching. 

Os líderes devem controlar o comportamento necessário.

Se as precauções desejadas são conhecidas para superar os riscos comuns, como elas estão sendo treinadas?

Avaliações de práticas de trabalho, coaching e observações comportamentais tornaram-se indicadores de liderança comuns.

Para operacionalizar esse modelo em seu ambiente de trabalho, considere fazer as seguintes perguntas como parte de suas reuniões pré-turno, análise de Segurança do Trabalho e reuniões de segurança.

  1. Quais são nossos grandes riscos?
  2. O que somos obrigados a fazer para enfrentar esses riscos?
  3. O que tornaria difícil ou impossível tomar as precauções necessárias?
  4. Quais são nossos riscos comuns?
  5. O que podemos fazer dentro do nosso controle para resolver esses riscos?
  6. O que tornaria difícil ou impossível tomar essas precauções desejadas?
  7. Como vamos garantir que estamos fazendo o que é necessário para tornar essas precauções um hábito?

Quanto mais indivíduos envolvidos nas discussões identificarem riscos, colaborar no que fazer para superar e proteger contra esses riscos, e desenvolver mecanismos de cuidado e coach de cada um sobre as precauções que estão sendo tomadas, maior será o conhecimento sobre segurança e propriedade nas atividades preventivas que a organização experimentará.

Ao ouvir as respostas às perguntas encontradas ao longo deste artigo, não só você aumentará as capacidades de risco e risco da força de trabalho, como também identificará, proativamente, obstáculos e barreiras a práticas seguras.

Estamos juntos!

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