Como otimizar sua gestão de SST: quer fazer mais, melhor e com menos custos?

A Gestão de SST é um conjunto de estratégias e práticas responsáveis por cuidar da saúde e segurança dos trabalhadores, independentemente do número de colaboradores ou do tipo de trabalho. Afinal, o cuidado deve estar em primeiro lugar.

Quando essa gestão não é feita da melhor forma, o prestador de serviços pode sofrer prejuízos, tanto em relação à sua reputação em meio à concorrência como no aumento dos custos.

Os custos que um prestador de serviços pode ter com a falta de gestão de SST

Quando a empresa não possui uma boa gestão de SST, pode acabar acarretando mais custos. Confira alguns exemplos abaixo:

  • Perda de clientes: ao falhar em seus processos, o prestador pode acabar afastando seus próprios clientes, levando a perda.
  • Gastos a mais: quando um prestador não possui uma boa gestão, ele tende a ter mais gastos com o uso de papéis e maior mão de obra, por exemplo.
  • Retrabalho: o prestador pode ter retrabalho em seus processos, visto que, com a gestão certa, é possível otimizar tempo e aumentar os acertos.
  • Problemas com a legislação: atualmente, existem 38 Normas Regulamentadoras e cada uma tem a sua importância. Com isso, é necessário que a empresa esteja seguindo cada uma delas conforme suas especificações. Por isso, a falta de gestão de SST pode ocasionar a falta de cumprimento da legislação, acarretando custos.

Boas práticas da empresa para reduzir custos na gestão de SST

Ao reforçar a gestão de SST, o número de acidentes na empresa diminui. Com isso, há redução de custos, bem como uso do orçamento para outras áreas da empresa.
Veja algumas boas práticas para manter uma boa gestão e reduzir os custos:

  • Treinamentos: Os treinamentos são excelentes recursos para redução de custos na gestão de SST, pois colaboradores bem treinados saberão como identificar os perigos no ambiente de trabalho e evitar acidentes de trabalho. Essa é uma excelente forma de conscientizar toda a equipe sobre suas responsabilidades na gestão de saúde e segurança do trabalho.
  • Ofereça mais serviços: Quanto mais serviços sua empresa oferecer aos seus clientes, melhor. Assim, você conseguirá solucionar várias dores ao mesmo tempo.
  • Tenha parcerias estratégicas: Tenha parcerias estratégicas e confiáveis para potencializar o seu negócio a fim de criar autoridade no mercado em meio à concorrência.
  • Automatização da sala de atendimento: Ao automatizar a sala de atendimento, a organização dos dados ficará melhor, o andamento será mais fluído e consequentemente, poderá atender mais pessoas.
  • Ter um software de gestão online

Com um software 100% online, é possível automatizar a gestão, padronizar o trabalho e facilitar os processos, evitando riscos de descumprimento das normas e otimizando tempo. Além disso, monitorar adequadamente a segurança do trabalho é essencial para que a empresa cresça oferecendo a proteção completa para os trabalhadores.

Um exemplo de um bom software é o SOC, software líder de Gestão em SST, que está há mais de 22 anos no mercado, é 100% na nuvem e conta com mais de 300 funcionalidades para a sua empresa.

» Veja como prestadores de serviço podem crescer com o SOC: https://www.soc.com.br/blog-de-sst/prestadores-de-servicos-de-gestao-ocupacional-podem-crescer-com-o-soc

  • Trabalhe com sistemas integrados
    Conte com um software que te dê a opção de integrar com diversos sistemas. Dessa forma, além de facilitar a gestão
    dos dados, você conseguirá visualizar todas as informações em um único local.

Dica bônus: Tenha uma rede credenciada ao seu favor

Você sabe o que é uma rede credenciada? Conheça a SOCNET!

A SOCNET É uma rede credenciada que funciona como uma ‘rede social’, onde é possível fazer pesquisas e refinar a sua busca por meio de filtros, como: cidade, CEP, comodidades e serviços. Assim, é fácil encontrar o que você está procurando.

Essa é uma ótima oportunidade para colocar o seu negócio a ser visto em nível nacional, além de encontrar serviços de maneira muito mais rápida.

Além disso, hoje, a SOCNET possui mais de 3.000 prestadores cadastrados e é considerada a maior rede credenciada de serviços de SST da atualidade. » Inscreva-se gratuitamente.

Gestão de SST: boa credibilidade para seu negócio

É importante saber que uma boa gestão de SST traz maior credibilidade para o seu negócio. Isso porque a empresa passa a ser vista como um lugar seguro e confiável. Uma empresa que preza pelos seus colaboradores também preza pelo seu produto/serviço.

Isso passa uma boa sensação para clientes e parceiros, sua empresa poderá ser reconhecida por conta do cuidado com o lado humano, transformando-se em valor para o mercado e obtendo um diferencial competitivo a mais no mercado.

Informatização da Gestão de SST

Para aumentar a produtividade na área de Saúde e Segurança do Trabalho, a informatização de processos tem um papel muito importante.

Ter um software de SST, como o SOC – Software de SST, possibilita a gestão de riscos e acidentes inerentes ao trabalho.

Dessa maneira, é possível gerenciar e monitorar os riscos ocupacionais, além de gerar relatórios, digitalizar documentos, automatizar processos e cumprir todas as legislações às quais a empresa está submetida.

A transformação digital chegou para mudar todo o mercado. É um passo inevitável e de extrema importância para empresas de todas as áreas, assim como na área de SST.

Ao contratar o SOC, você recebe todo o suporte necessário para a implementação do sistema, incluindo treinamentos voltados para cada perfil de usuários, como administradores, usuários finais e gestores.

Seguindo essas dicas, você estará preparado para fazer mais, melhor e com menos custos!

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

Treinamento Prático Desafio GRO e PGR

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo

Curso Prático de Contestação do FAP

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo