Como a Cultura do Local de Trabalho afeta a Saúde e a Segurança do Trabalhador?

Caro leitor, crises, como a pandemia que ocorreu, nos levam a refletir sobre atitudes que podemos e DEVEMOS mudar. No texto a seguir, vamos refletir sobre como a cultura do seu local de trabalho pode afetar negativamente ou positivamente a saúde e segurança de todos os colaboradores… Acompanhe!

Quando as organizações se comprometem com a diversidade e proclamam que a seguem, pode haver várias razões por trás disso. Alguns fazem isso porque acreditam que é correto, enquanto outros simplesmente resolvem as relações públicas.

Em um local de trabalho, a diversidade é a diferença de perspectivas que vem de onde viemos, como pensamos e no que acreditamos. É incentivado, pois é a fonte de criatividade e inovação.

A pandemia nos deu lições de que uma vida organizacional está repleta de trabalhos ocupados, reuniões demoradas, formulários e processos que agregam pouco valor.

A crise é um ótimo momento para redesenhar a forma como trabalhamos. Para a nós do QSMS-RS & Sustentabilidade, isso pode significar criar um senso de apoio entre os colaboradores que podem garantir que tarefas importantes estejam sempre completas. Isso continua sendo mais importante, pois qualquer complacência pode levar a consequências perigosas, tanto mentais quanto físicas.

Especialmente nos tempos atuais, quando a capacidade de se recuperar e seguir em frente evapora quando as pessoas congelam e surtam e a saúde e s segurança exigem a construção de proteção cultural e psicológica para os colaboradores.

Algumas questões que uma indústria deve considerar ao analisar seus colaboradores são:

  • Quão semelhantes são as conversas de diferentes colaboradores sobre sua cultura no local de trabalho?
  • A cultura do local de trabalho prejudica seu desempenho?

Embora tomar decisões sólidas sob tais condições seja extremamente difícil, envolver-se em ruminação inútil sobre o que poderia ter sido e quem é o culpado pode tornar as coisas mais difíceis.

Alguns pontos que qualquer indústria pode levar em consideração são:

  • Nomear uma equipe designada de gerenciamento de crises
  • Manter os colaboradores conectados com atualizações oportunas e informações precisas
  • Criar um ambiente que promova a colaboração online
  • Usar ferramentas adequadas de comunicação de funcionários
  • Definir um canal central de comunicação para transparência
  • Respeitar as diretrizes de isolamento próprio e mantenha contato com elas
  • Atualizar as políticas de saúde e segurança no local de trabalho

Agora é hora de promover consistência e conformidade para culturas mais flexíveis que se alegram e desenham os pontos fortes. Isso ajudará as organizações a melhorar a flexibilidade e os processos necessários para sobreviver e competir nos próximos anos.

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

Treinamento Prático Desafio GRO e PGR

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo

Curso Prático de Contestação do FAP

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo