Caro leitor, muita gente acha que ergonomia se resume e ajustar mesa e cadeira, não é mesmo? É preciso que entendamos, de uma vez por todas, que ergonomia é mais saúde para o trabalhador e eficiência e economia para as empresas. Então, acompanhe o texto abaixo para se informar melhor sobre esse assunto!

Ergonomia é tudo aquilo que trata do conforto do trabalhador. Ou seja, da interface do trabalhador com o seu trabalho para que ele possa ser executado com o mínimo de desconforto.

Quando a gente falar sobre a ergonomia do trabalhador, pressupomos que, seguindo todas as Norma Regulamentadoras (NRs), ele não corre nenhum risco de vida. Porém, corre riscos de ter saúde a saúde prejudicada se não há conforto na atividade realizada.

Entenda de uma vez por todas:

Ergonomia não é só mesa e cadeira!

Ergonomia é aquilo que causa desconforto ao trabalhador e cuja consequência é uma atividade menos produtiva, menos eficiente e por consequência, na maioria das vezes, mais onerosa às empresas. Mas por que o desconforto causa ineficiência?

Pensa comigo, em um exemplo simples, de que a sua atividade profissional é tomar café (profissão boa, né?!). Você pega um café quente em um copo plástico para tomar.

Se você utiliza um copo plástico inadequado, ele fica quente a ponto de você não conseguir segurá-lo, certo?

Naturalmente, numa situação de desconforto, neste exemplo o calor, você buscaria alguma forma de se adaptar, certo?

Uma possibilidade é pegando um segundo copo e aumentando a espessura do plástico, outra seria largar aquele corpo até que esfrie, fazendo sua atividade de forma mais lenta.

Note: no primeira possibilidade você tornou atividade mais cara, onerosa, usando o dobro dos copos. Na se, você fez de forma mais lenta.

Se a gente pode tornar a atividade eficaz, produtiva e melhorar os processos, existe algo mais estratégico para uma empresa do que melhorar a execução das atividades, fazendo com que, para a execução delas, se utilize menos recursos, ou, com os mesmos recursos, se faça mais atividades?

Precisamos entender que, uma vez que a gente combate o desconforto em todas atividades, estamos combatendo ineficiências, assim, melhorando os processos e ajudando a atividade seres mais produtivas e, como consequência, pensando na saúde do trabalhador e economizando dinheiro para a empresa.

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

Curso Dominando o PPP e LTCAT

Seja o profissional que o mercado procura! Domine a arte de elaborar LTCAT e PPP à prova de falhas no eSocial e abra as portas para ganhar mais de R$5.000 mensais em segurança do trabalho

Treinamento Prático Desafio GRO e PGR

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo

Curso Prático de Contestação do FAP

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo