Abril Verde: país registra mais de 450 mil acidentes de trabalho por ano em 2020 e 2021

O Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho de 2020 foi divulgado recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O número, embora já esteja “desatualizado”, tendo em vista que estamos em 2022, novamente acende alerta: somente em 2020, mais de 450 mil acidentes de trabalho ocorreram no Brasil. É uma média de aproximadamente 1232 acidentes por dia. Mesmo que todos nós saibamos ao máximo como evitar acidentes, por que eles ainda acontecem?

Para atualizarmos um pouco mais os números, mesmo que “não oficiais” pelo Anuário Estatístico, em 2021, foram comunicados ainda mais acidentes de trabalho: 571 mil. Destes, 2.487 resultaram em mortes no trabalho. 

É por isso que a cada mês de abril nós trazemos essa discussão aqui em nosso blog e redes sociais. É neste mês, em alusão ao Dia Mundial da Saúde lembrando em 7 de abril, e ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, data instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no dia 28 de abril, que vivenciamos a campanha Abril Verde.

Você já ouviu falar sobre o Abril Verde?

A campanha Abril Verde engloba ações de conscientização relacionadas à Saúde e Segurança do trabalhador brasileiro. Ela parte do pressuposto de que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes, por meio da disseminação de informações qualificadas que fortaleçam a cultura de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

No dia 13 de abril, o assunto foi discutido no Senado Federal, em Brasília. 

A vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gurgel, afirmou ao senadores que o movimento de conscientização sobre Segurança do Trabalho é um convite à reflexão sobre como a sociedade brasileira quer a evolução do país.

De acordo com ela, os movimentos econômicos recentes e os fatores e fatos sociais, como os processos de migração e a revolução tecnológica e científica têm ampliado o número de trabalhadores submetidos a ambientes inseguros. Para Gurgel, é necessário a implantação de uma política de estado voltada à promoção de melhorias nas condições sociais e de trabalho dos trabalhadores.

É preciso falar ainda mais sobre Segurança do Trabalho

Na prática, todo o cuidado é pouco, não somente para evitar aquelas tragédias que aumentam os números, mas para que doenças que surgem lentamente, como asma ocupacional, pneumoconioses ou, ainda, distúrbios relacionados à saúde mental, se desenvolvam.

A importância também cresce na medida em que os empresários ainda acreditam que uma equipe responsável pela Segurança do Trabalho é um “gasto desnecessário”, descumprindo, ainda, a legislação.

Vale ressaltar, sobretudo neste “Abril Verde”, que as empresas precisam de um time multidisciplinar com técnico de Segurança do Trabalho, além de engenheiros, médicos e enfermeiros de Segurança do Trabalho, formando o que chamamos de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

Facebook
Twitter
Email

1 comentário em “Abril Verde: país registra mais de 450 mil acidentes de trabalho por ano em 2020 e 2021”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

Treinamento Prático Desafio GRO e PGR

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo

Curso Prático de Contestação do FAP

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo