Como montar sua matriz de riscos?

A matriz de riscos é exigida no PGR, pela NR-01, em seu item 1.5.4.4.2: “para cada risco deve ser indicado o nível de risco ocupacional, determinado pela combinação da severidade das possíveis lesões ou agravos à saúde com a probabilidade de sua ocorrência.”

É uma tabela que cruza severidade (gravidade do dano, caso ele ocorra) e probabilidade (chance de ocorrer) para classificar riscos ocupacionais.

Objetivo: priorizar ações de controle!

Primeiro passo: listar os riscos existentes no ambiente de trabalho.

Fazer o levantamento e identificação dos riscos existentes, de forma fidedigna ao que de fato acontece no ambiente de trabalho, é fundamental para, depois, identificarmos as duas vertentes da matriz: severidade e probabilidade.

Segundo passo: classificação da severidade.
Aqui precisamos definir o potencial de dano, caso ocorra um acidente naquele ambiente específico. Vamos pegar como exemplo a matriz 4×4 fornecida dentro do software Indexmed, temos a seguinte gradação de severidade:

  • Leve;
  • Moderada;
  • Séria;
  • Severa.

Terceiro passo: avaliação da probabilidade.
Aqui vamos estimar a chance de ocorrer um acidente naquele ambiente específico. Ainda usando a matriz 4×4 da Indexmed, temos as seguintes probabilidades:

  • Ocasional;
  • Intermitente;
  • Habitual;
  • Permanente.

Quarto passo: criar uma tabela contendo linhas e colunas para o cruzamento das informações:
Severidade x Probabilidade.

Os pontos de interseção terão cores de acordo com sua classificação. Na matriz 4×4 da Indexmed temos azul claro, verde, amarelo, laranja e vermelho, indicando os níveis dos riscos existentes nessas interseções.

Quinto passo:

para cada nível de risco existente na matriz, devemos definir as ações que serão adotadas para mitigar aquele risco (ou manter em níveis baixos e irrelevantes, quando for o caso). Essas ações devem contemplar as medidas de controle, prazos e os responsáveis por sua implementação.

Como você pode perceber, citamos a matriz de riscos concedida pelo software Indexmed. Nossos usuários têm a opção de inserir uma matriz 4×4 ou 5×5 em seu PGR, atendendo a legislação vigente e visualizando de forma clara como a gestão está acontecendo.

Faça seu cadastro e comece hoje mesmo a utilizar a ferramenta que vai descomplicar a sua gestão de saúde e segurança! Acesse Agora:

www.indexmed.com.br

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

Mentoria FAP Expert

chegou a hora de você Dominar de uma vez por todas A gestão do FAP e sua carreira como Profissional de sst.

Curso Prático de Contestação do FAP

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?