O chamado GHE – Grupo Homogêneo de Exposição, é uma metodologia que agrupa trabalhadores com exposição similar a riscos ocupacionais (riscos químicos, físicos, biológicos, etc.), facilitando a avaliação coletiva, otimizando as ações de prevenção e as indicações de exames ocupacionais.
Quando usar o GHE?
Ideal quando há muitos funcionários, nas mesmas funções, expostos aos mesmos riscos. Isso acontece bastante em indústrias, fábricas ou construção civil, por exemplo. A classificação por GHE evita avaliações individuais repetitivas, economizando tempo e recursos, além de deixar os documentos mais enxutos.
Ambientes padronizados:
Se o ambiente de trabalho for similar (mesmo setor, função e condições ambientais), o GHE permite criar ações e estratégias únicas de controle (uso de EPIs, realização de treinamentos, monitoramento das ações implementadas, etc).
Vantagens da classificação por GHE:
- Reduz os custos com avaliações;
- Simplifica a gestão de SST;
- Facilita a comparação de dados ao longo do tempo.
Mas, nem só de vantagens vive a classificação por GHE. Deve-se evitar sua utilização quando houver variações significativas na exposição entre trabalhadores ou se os riscos forem muito específicos. Nesses casos, avalie individualmente.
Utilizando o software Indexmed você tem a opção, e facilidade, de criar GHE dentro das suas empresas, otimizando seu tempo e facilitando sua gestão de SST.
Faça seu cadastro e comece hoje mesmo a utilizar a ferramenta que vai descomplicar a sua gestão de saúde e segurança! Acesse Agora: