.

24 jul 2019

Acidentes de trabalho: Brasil soma mais de 620 mil CATs

Tags:, ,
Vai pra baixo

Foram registradas no Brasil, somente em 2018, 623,8 mil notificações de acidentes de trabalho (CAT). Além deste número exorbitante, cerca de 2,0 mil óbitos por consequência de acidentes de trabalho foram somados no país.

Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho e apontam, ainda, um crescimento em relação a 2017 quando foram calculados 549.405 acidentes.

As somas deixam de lado os acidentes de trabalho sem CAT, ou seja, aqueles que não foram devidamente comunicados e que podem chegar a 154,2 mil. Diante destes números, precisamos reforçar o alerta para a conscientização.

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

No dia 27 de julho, no Brasil, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de SST  e busca aumentar a conscientização para que os números, como os que apontamos, reduzam ao invés de aumentar.

O dia ‘comemorativo’ propõe uma reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem determinar tanto a saúde quanto os acidentes e o adoecimento dos trabalhadores. Mais ainda, evidencia a necessidade de adoção de medidas e ações preventivas para mudar o atual cenário no Brasil.

São Paulo lidera ranking dos estados

Dos números referentes a 2018 apresentados pelo Observatório, São Paulo lidera o ranking. Somente no estado paulista, mais de 215 mil acidentes de trabalho foram registrados no ano passado.

Minas Gerais aparece em segundo, seguido pelo Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina que completa o “top 5” de estados com maior número de acidentes.

Entre os que que menos registram estão o Amapá, com apenas 620; Acre, com 922; e Roraima, com 1009.

Confira o ranking completo neste link.

Prevenção é indispensável

Hoje, as principais ações do Governo Federal, quando o assunto é Saúde e Segurança no Trabalho, são para fiscalizar a atuação das empresas .

Todavia, mesmo que a pauta tenha sido tratada com mais rigidez pelas empresas nos últimos anos, ainda há muitos empresários que acreditam que investir em SST  é dispensável. Porém, precisamos reiterar que está comprovado que mais de 90% dos casos de acidentes de trabalho podem ser evitados se haver mais prevenção.

Prevenção não é despesa

Diante disso, não podemos encarar a prevenção como uma despesa adicional, mas sim como uma forma de zelar pela saúde do trabalhador e, por consequência, economia de gastos em casos de afastamento.

Mudando a visão e apontando que a prevenção é a melhor saída, conseguimos enxergar como isso é benéfico para toda a sociedade. Basta que observemos os processos que correm na Previdência, com verba que poderia ser utilizada para serviços essenciais na gestão pública.

Mas como podemos mudar esta realidade? Somente se nos unirmos! E é justamente para isso que serve este 27 de julho!

Movimente sua empresa, movimente seus colegas e, mais do que isso, seja exemplo. É como diz aquele velho ditado – mais clichê impossível – palavras comovem, mas exemplos arrastam. Seja exemplo e vamos nos unir contra todo tipo de acidente de trabalho!

Matheus Reis

Matheus Reis

Jornalista, especialista em Conteúdo e Jornalismo Digital.

Quer receber nossas atualizações no seu e-mail?

Não se preocupe, também odiamos spam!

Leia também:

Curso Desvendando Aposentadoria Especial, PPP e LTCAT

Curso on-line

Desvendando Aposentadoria Especial, PPP e LTCAT

Descubra os 7 passos para dominar a elaboração de PPP, LTCAT e caracterização da Aposentadoria Especial

Conheça o curso

Dúvidas sobre a caracterização da Aposentadoria Especial, elaboração de LTCAT e PPP?
Clique no botão abaixo e fique aliviado ↓

 

Eu quero saber mais!

Trabalhe com segurança. Há sempre um abraço esperando você na volta pra casa.

SST Online