O que é, segundo a nova NR-01, a “avaliação de riscos”? O que quer dizer este termo?
Se formos olhar o anexo I da norma, temos a resposta:
“Processo contínuo e sistemático destinado a determinar os níveis de risco relacionados aos perigos a que estão sujeitos os trabalhadores, sua classificação e julgamento sobre a necessidade de adoção ou manutenção de medidas de prevenção”
Mas afinal, o que a NR-01 fala sobre isso? É o que vamos te mostrar agora!
O item 1.5.4.4 traz as diretrizes sobre a avaliação de riscos, sob o seguinte texto, e seu subitem 1.5.4.4.2 exige que para cada risco deve ser indicado o nível de risco ocupacional, determinado pela combinação da severidade das possíveis lesões ou agravos à saúde com a probabilidade de sua ocorrência.
É aqui que a norma pede a famosa “Matriz de riscos”, sem nem utilizar o termo matriz.
A matriz deve detalhar os critérios das gradações de severidade e de probabilidade, os níveis de risco, e os critérios de classificação de riscos.
Esse detalhamento vai subsidiar as decisões da empresa para criar as ações que vão compor o chamado “Plano de ação” do PGR.
Segundo a NR-01, a avaliação de riscos deve constituir um processo contínuo e ser revista a cada dois anos.
Aqui é que mora uma confusão que muitos profissionais acabam fazendo.
Não é o PGR que tem 2 anos de validade, e sim a avaliação de riscos que não pode ficar mais de 2 anos sem ser revista.
Portanto, a avaliação dos riscos trazida pela NR-01 é parte integrante do PGR e consequentemente de um sistema de gestão de riscos adequado, visto que esta avaliação traz consigo consequências diretamente relacionadas à cultura de gestão de SST.
Vamos resumir o que a avaliação de riscos vai trazer dentro do PGR:
- Matriz de riscos;
- Detalhamento dos critérios das gradações de severidade e de probabilidade, os níveis de risco, e os critérios de classificação de riscos (vai embasar o plano de ação);
- Revisão da avaliação no mínimo a cada 2 anos.
Com base na NR-01 e na estrutura do PGR, a avaliação dos riscos é uma das etapas de um longo processo de gestão, que você pode fazer utilizando o software Indexmed, facilitando e otimizando sua gestão de SST.
Faça seu cadastro e comece hoje mesmo a utilizar a ferramenta que vai descomplicar a sua gestão de saúde e segurança! Acesse Agora: