O que é o plano de ação do PGR?
É o “mapa” que detalha como a empresa vai controlar os riscos identificados na matriz. Muitas vezes, utilizamos a famosa metodologia “5W2H”.
Base legal: exigido pela NR-01, item 1.5.5.2. Seus subitens trazem parâmetros para garantir ações efetivas de prevenção.
Priorização de riscos:
Utilize os resultados da matriz para focar no que é mais urgente, ou seja, no planejamento de ações relacionadas aos riscos mais graves e que exigem medidas prioritárias.
Definindo as medidas de ação:
Em conformidade com a hierarquia da prevenção, apresentada pela NR-01 através da seguinte ordem de prioridade:
- Eliminação dos fatores de risco;
- Minimização e controle dos fatores de risco, mediante adoção de medidas de proteção coletiva;
- Minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas administrativas ou de organização do trabalho;
- Adoção de medidas de proteção individual.
Uma etapa importante na elaboração do plano de ação é atribuir um, ou mais, responsáveis pelas ações, de modo que haja uma pessoa física envolvida na adoção daquela medida e que possa ser cobrada e responsabilizada por tal.
Tão importante quanto designar responsáveis é estabelecer prazos para que as ações sejam implementadas, garantindo assim uma previsibilidade de adoção das medidas sugeridas.
Por último e não menos importante, o plano de ação deve prever o monitoramento das ações, avaliando seu desempenho e identificando sua necessidade de correção ou continuidade, fazendo funcionar o famoso “Ciclo PDCA” de melhoria contínua.
Usando o software Indexmed, você pode criar e vincular ações aos riscos identificados existentes no inventário de riscos, atendendo as normativas e otimizando o processo de gestão de SST dentro das empresas.
Faça seu cadastro e comece hoje mesmo a utilizar a ferramenta que vai descomplicar a sua gestão de saúde e segurança! Acesse Agora: