.

16 abr 2020

Websérie Empreendendo como TST – Ep 02: como fazer parcerias?

Tags:, , , ,
Vai pra baixo

Hoje damos continuidade à nossa Websérie Empreendendo como TST. No segundo episódio, falamos sobre a hora de fazer parcerias.

Após entrar no mercado através do nicho de entrada escolhido, é oportuno identificar outras necessidades dos seus clientes e ampliar suas possibilidades de serviços ofertados.

A gama de serviços ofertados por uma empresa de consultoria/assessoria em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é grande e, consequentemente, envolve muitos profissionais.

Chegou a hora de falarmos sobre as parcerias que podemos fazer para atender melhor os clientes, ampliando o leque de opções que você pode oferecer.

Tomaremos como base a hipótese de você ser um técnico em segurança, logo, as parcerias atendem às suas necessidades. Vamos a elas:

Médico do trabalho

Esta é uma parceria imprescindível, afinal de contas, o documento PCMSO deve ser elaborado e assinado por um.

Além dele, LTCAT e LTIP podem ser elaborados e assinados pelo médico do trabalho também. Dificilmente uma empresa contrata PPRA e PCMSO separados, portanto, ou você faz parceria com um médico do trabalho para elaborar os dois documentos juntos, ou terá dificuldades em conseguir clientes na parte documental.

Engenheiro de Segurança do Trabalho

A parceria com um engenheiro de Segurança do Trabalho é outra quase imprescindível, assim como o médico, pois ele pode elaborar e assinar, além do PCMAT exigido na atual NR-18, outros laudos muito comuns das empresas precisarem.

Além disso, a nova NR-18 exige um engenheiro de Segurança do Trabalho para elaboração do PGR da construção civil quando a obra possuir mais de sete metros de altura ou mais de 10 colaboradores. Portanto, é uma excelente parceria para ampliarmos nosso leque de serviços.

Ergonomista

Esta é uma ótima parceria para elaboração da análise ergonômica do trabalho (exigida pela NR-17), frequentemente solicitada e cada vez mais importante com a implantação do e-Social e do GRO, o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.

Educador Físico e Fisioterapeuta

Os educadores físicos e fisioterapeutas são profissionais que podem agregar ao seu trabalho por meio de serviços como “ginástica laboral”, por exemplo.

Além disso, eles são elegíveis a cursar uma pós-graduação em ergonomia, tornando-se aptos também à elaboração da AET.

Contador

Pequenas e médias empresas que não possuem o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) normalmente possuem contadores que cuidam de boa parte documental da organização.

Uma boa parceria com um contador pode render bons frutos com indicações para elaboração de documentos, cursos e treinamentos para os clientes dele, afinal, pequenas e médias empresas também precisam cumprir a legislação referente à SST.

Por não possuírem um profissional dedicado a isso, a imensa maioria acaba optando pela contratação de um consultor para “colocar a casa em ordem” nas questões ligadas à SST.

Esta parceria não se dá por meio do fornecimento da mão de obra propriamente dita, como outros profissionais citados.

Neste caso específico a parceria é mais “financeira” e cabe a você organizar uma forma de colocá-la para funcionar, de modo que seja bom para ambos os lados. Tem que valer a pena para você, como TST, aceitar as indicações e executar os trabalhos.

Assim como tem que ser bom para o contador fazer as indicações, ter seus clientes atendidos e receber algo em troca por fazer essa ponte.

Um TST sozinho não faz verão

Como podemos ver, um TST sozinho não faz verão. Ele fica mais restrito com relação a serviços que pode oferecer.

Porém, através de boas parcerias dá pra formar uma equipe multidisciplinar em busca de melhor atender os clientes e prestar uma consultoria completa e especializada, atendendo a diversas demandas que o marcado em sua região pode proporcionar.

Confira o episódio 02 de nossa Websérie no YouTube:

Autor:

Léo Louza

Léo Louza

Técnico em Segurança do Trabalho, consultor e auditor interno de sistemas de gestão integrada

Quer receber nossas atualizações no seu e-mail?

Não se preocupe, também odiamos spam!

Leia também:

Webinario
Curso Desvendando Aposentadoria Especial, PPP e LTCAT

Curso on-line

Desvendando Aposentadoria Especial, PPP e LTCAT

Descubra os 7 passos para dominar a elaboração de PPP, LTCAT e caracterização da Aposentadoria Especial

Conheça o curso

Dúvidas sobre a caracterização da Aposentadoria Especial, elaboração de LTCAT e PPP?
Clique no botão abaixo e fique aliviado ↓

 

Eu quero saber mais!

Trabalhe com segurança. Há sempre um abraço esperando você na volta pra casa.

SST Online