Liderança e Cultura de Segurança, uma missão impossível

Com passar dos anos,  assisto muitos experts, escritores de livros, a elaboração de joguinhos e excelentes palestrantes de palco, porém ainda fico impressionado como ditam as regras. É impressionante como sempre voltam ao mesmo tema e cada um com a sua “pílula mágica” ou “bala de prata” para a questão da Liderança e Cultura de Segurança.

Só um detalhe: os números de acidentes de trabalho continuam subindo.

“O SEGREDO DO GURU É DAR A PALESTRA E SAIR RAPIDINHO”

São farsantes estes profissionais mencionados acima?

Não, claro que não, existem muitas variáveis e cada tem uma visão da melhor solução. Só isso!

Cultura de Segurança são crenças, experiências, atitudes e paixões compartilhadas de um grupo de pessoas.

Uma Cultura de Segurança com liderança em um ambiente de trabalho é um modo de vida e uma crença de enviar todos os colaboradores em segurança para casa todos os dias e, no processo, ajudar a empresa a ganhar dinheiro, mostrando aos executivos seniores que a segurança faz sentido para os negócios.

É uma excelente Cultura de Segurança a que gerencia proativamente a tomada de decisões com segurança dos colaboradores e organizações.

É um ambiente que permite que a gestão e os colaboradores tomem decisões com base no que é a coisa certa a fazer, tanto pela segurança, quanto pela gestão do negócio.

Liderança e Cultura de Segurança é como a definição de “beleza”.

É difícil descrever, mas você sabe quando vê.

Ainda mais quando tenho muito tempo de vivência e experiência na área em diferentes sítios pelo mundo.

Vejamos algumas das situações que vivi por onde passei:

Em uma organização onde eu estava consultando, o sistema de ventilação quebrou na sala de pintura

Ao invés de continuar a executar a operação de mistura de tinta, que cria muitos vapores, a organização encerrou a operação até que o sistema de ventilação fosse consertado.

Isso é cultura de segurança!

Em outra organização onde estava consultando diretamente para o CEO, este entrou na operação de fabricação que tinha uma exigência de sapatos de segurança no local.

Um colaborador veio até o CEO e perguntou se ele usaria os EPIs. Ele disse: “Não”.

O colaborador disse: “Então você não pode estar na fábrica até que você os tenha.

Aqui entre nós, ele ficou lembrado na organização como o cara mais corajoso do mundo por um bom tempo.

O CEO ficou atordoado olhou para mim com aquela cara de PQP, mas ele foi buscar os EPIs.

E ainda me disse: “depois dessa não vou pagar mais você, acho melhor terminar logo seu trabalho ir embora” rsrsrsrs

Empresas com Cultura de Segurança capacitam seus colaboradores a fazer a coisa certa sem medo.

Para ser um profissional de segurança bem sucedido, você precisa ter paixão por segurança e zelo missionário, uma visão clara e uma missão.

Como diretor de QSMS -RS & Sustentabilidade, minha visão e missão eram enviar todos os colaboradores de volta para sua família sãos e salvos todos os dias.

Minha missão secundária e igualmente importante era mostrar à gerência que a segurança faz sentido para os negócios.

Isso me fez motivado todos os dias e me manteve acordado todas as noites.

Eu queria que minha organização tivesse uma Cultura de Segurança de classe mundial.

Para alcançar o nível mais alto de desempenho em segurança, você precisa ter estratégia, processos e uma abordagem organizada.

Você precisa avaliar constantemente seu processo e fazer os ajustes necessários para o sucesso.

Querem uma humilde sugestão?

Antes que você possa obter melhorias em sua Cultura de Segurança na liderança é importante concluir uma análise de lacunas analisando as existentes entre onde você está e para onde deseja ir.

Você precisa identificar o estado atual da sua organização no que diz respeito à Cultura de Segurança e lideranças, definir o estado desejado e estabelecer um roteiro para preencher a lacuna dentro dos limites do seu processo de segurança.

Um roteiro é um plano ou estratégia destinado a atingir um objetivo específico.

É muito importante que você tenha um processo para gerenciar suas iniciativas.

 

  • Liderança e compromisso da gerência;
  • Envolvimento e propriedade dos colaboradores;
  • Tomada de decisão baseada em dados e causa raiz baseada em sistema;
  • Indo além da conformidade;
  • Integração do sistema com funções de negócios.

 

Entre vários outros pilares que me norteiam, esses seriam alguns que tenho como sugestão para alcançar seus objetivos.

Estamos juntos!

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