.

13 jan 2020

Higiene Ocupacional: tudo que você precisa saber

Tags:, , ,
Vai pra baixo

Se você acompanha o nosso blog, deve ter notado que, há alguns meses, trazemos conteúdos sobre os  riscos ocupacionais. Mas você sabe como são reconhecidos, prevenidos, avaliados e controlados estes riscos? Por meio da Higiene Ocupacional. E sobre isto que queremos falar neste texto.

Afinal, o que é Higiene Ocupacional?

Talvez você já tenha lido muito sobre o assunto e saiba bastante coisa, porém,  sempre é importante buscar novas informações.

A Higiene Ocupacional é a “ciência e a arte dedicada ao estudo e ao gerenciamento das exposições ocupacionais aos agentes físicos, químicos e biológicos, por meio de ações de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle das condições e locais de trabalho, visando à preservação da saúde e bem-estar dos trabalhadores, considerando ainda o meio ambiente e a comunidade ” (ABHO).

Estes agentes ambientais são aqueles que podem causar doenças e risco à vida dos trabalhadores.

Diante destes objetivos da Higiene Ocupacional, ela pode ser dividida em quatro fases principais:

  • Fase de antecipar riscos

O profissional de Higiene Ocupacional,  que mais pra frente vamos falar sobre, precisa realizar a avaliação de riscos e agir de forma a prevenir que eles se tornem reais. Isso antes de que qualquer processo seja implantado ou modificado.

  • É preciso reconhecer os riscos

Nesta fase é necessário que haja um estudo para identificar agentes físicos, químicos, biológicos, entre outros, que possam estar presentes no ambiente de trabalho.

  • Avaliação de riscos

Agora é hora de levar em conta os limites de exposição ocupacional presentes na normas, especialmente a Norma Regulamentadora 15 (NR-15) e ACGIH.

Assim, o profissional saberá a “concentração ou intensidade, máxima ou mínima relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde do trabalhador durante sua vida laboral.”

  • Por fim, é necessário controlar os riscos

O profissional de Higiene Ocupacional antecipou, reconheceu  e avaliou os riscos. Agora é a fase de tentar eliminá-los ou.

Quem são os profissionais  de Higiene Ocupacional?

O higienista ocupacional é o profissional de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) que busca melhor capacitação em Higiene Ocupacional.

Hoje, a Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO) tem um trabalho bastante rígido para que estes profissionais tenham certificação.

De acordo com a ABHO, há dois tipos de certificação possíveis:

Para ser certificado como higienista ocupacional, o profissional deve atender a uma série de requisitos.

  • Ser portador há mais de dois anos de Diploma de Graduação de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação nas áreas das Ciências Exatas ou Biológicas.
  • Exercer ou ter exercido, por mais de dois anos, atividades em Higiene Ocupacional, comprovadas por declaração de empregador ou outros documentos comprobatórios que descrevam as atividades exercidas.
  • Ter formação acadêmica em Higiene Ocupacional ou em Curso de Especialização que venha a ser reconhecido pela ABHO, ou o exercício de atividades em Higiene Ocupacional por pelo menos quatro anos,
  • Ser membro da ABHO por mais de seis meses e estar quites com os cofres da Associação.

Para profissionais de nível médio, é possível a certificação de Técnico Higienista Ocupacional, quando são atendidos os seguintes requisitos:

  • Ser portador há mais de dois anos de Certificado de Conclusão de Curso de segundo grau reconhecido pelo Ministério da Educação.
  • Exercer ou ter exercido por mais de dois anos atividades em Higiene Ocupacional, comprovadas por declaração de empregador ou outros documentos comprobatórios que descrevam as atividades exercidas.
  • Ter formação em Higiene Ocupacional ou em Curso de Especialização, que venha a ser reconhecido pela ABHO, ou quatro anos de experiência na área de atuação.
  • Ser membro da ABHO por mais de 6 (seis) meses e estar quites com os cofres da Associação.

Como ocorre a prova e a certificação

Cumprindo esses pré-requisitos, o profissional será submetido a uma prova de títulos e uma prova de conhecimentos.

O requerimento para a certificação pode ser feita junto à ABHO. De cinco em cinco anos, o profissional também precisará fazer a manutenção da sua certificação.

Os higienistas ocupacionais certificados devem comprovar no mínimo quarenta pontos acumulados em cinco anos. Assim, eles garantem a manutenção da Certificação, mediante documentação comprobatória. Já os Técnicos higienistas ocupacionais certificados deverão comprovar no mínimo trinta e cinco pontos acumulados em cinco anos para manter a certificação.

Confira a tabela com as pontuações:

Benefícios da Higiene Ocupacional para as empresas

Manter uma boa Higiene Ocupacional vai ao encontro de manter uma boa gestão de SST.

São diversos os benefícios para as empresas que pensam em Higiene Ocupacional:

  • Redução de custos

Quando não há uma boa gestão, obviamente haverá a possibilidade de mais doenças e acidentes relacionados ao trabalho. Os afastamentos por meio destes acidentes e doenças pode causar diversos custos às empresas.

Quanto mais graves forem, maior a possibilidade de incapacitação, aumento, por consequência, os gastos.

Mantendo uma planejamento de SST, que inclui a Higiene Ocupacional, previne-se estes tipos de problemas.

  • Aumento da produtividade

Uma empresa depende de funcionários. Para que eles sejam produtivos, é necessário que haja um ambiente saudável e seguro.

A Higiene Ocupacional pode ajudar a promover  a saúde e bem-estar dos trabalhadores, permitindo que a energia e os recursos se concentrem na execução das tarefas importantes para as empresas.

O higienista ocupacional será um profissional cada vez mais presentes nas empresas.

Leia mais:

O que Riscos Ocupacionais?

 

 

 

Matheus Reis

Matheus Reis

Jornalista, especialista em Conteúdo e Jornalismo Digital.

Quer receber nossas atualizações no seu e-mail?

Não se preocupe, também odiamos spam!

Leia também:

Curso Desvendando Aposentadoria Especial, PPP e LTCAT

Curso on-line

Desvendando Aposentadoria Especial, PPP e LTCAT

Descubra os 7 passos para dominar a elaboração de PPP, LTCAT e caracterização da Aposentadoria Especial

Conheça o curso

Dúvidas sobre a caracterização da Aposentadoria Especial, elaboração de LTCAT e PPP?
Clique no botão abaixo e fique aliviado ↓

 

Eu quero saber mais!

Trabalhe com segurança. Há sempre um abraço esperando você na volta pra casa.

SST Online