.

15 out 2019

Comportamento seguro: 4 dicas para aplicá-lo no seu trabalho

Tags:, , ,
Vai pra baixo

Ninguém, infelizmente, está livre de sofrer acidentes. Você pode estar em casa e o seu prédio desabar, por exemplo. Exagero? Não mesmo! Um edifício residencial simplesmente desabou, no dia 15 de outubro, em Fortaleza, no Ceará. Mas você deve estar pensando: “mas existe um motivo e um culpado para que ele tenha caído”. Provavelmente sim…

No seu trabalho também podem ocorrer acidentes. E lá, a culpa é de quem? Pode ser da sua empresa, que não lhe entregou um Equipamento de Proteção Individual (EPI) correto ou até mesmo sua, que simplesmente não quis usá-lo.

Independente de quem é a culpa, muitos acidentes de trabalho podem ser evitados quando se tem consciência dos perigos e dos meios de controlá-los.

E por que estamos falando sobre isso?

Acidentes acontecem? Sim! Nem sempre podemos evitar? Certo! Mas se agirmos com segurança, com certeza podemos evitar muitos e muitos afastamentos e até mesmo que mortes aconteçam.

É fato: 90% dos casos de acidentes de trabalho podem ser evitados se houver comportamento seguro por parte dos trabalhadores. 

Pensando nisso, nós separamos 4 dicas para que a sua empresa crie um comportamento seguro.

Realize treinamentos

Você é gestor de SST na sua empresa? Cabe a você unir profissionais periodicamente para que possam trazer novas e reforçar velhas informações que criem um comportamento seguro. As NRs 1, 9, 5, além de outras, deixam bem evidente esta necessidade.

Sempre que o trabalhador for executar alguma atividade que envolva risco, é preciso que ele esteja treinado para saber evitá-los e contornar situações não programadas.

Mas lembre-se também: além de promover treinamentos é necessário criar condições de trabalho propícias à segurança.

A educação é a principal ferramenta para se criar uma cultura de segurança nas empresas.

Conscientize

Como falamos acima, treinamentos são importantes sim, porém, não são tudo! É necessário que haja conscientização constante.

Os gestores precisam conscientizar colaboradores da necessidade de um comportamento seguro e, por consequência, os trabalhadores “mais conscientes” reiteram esta necessidade aos demais. 

A efetivação das políticas de SST dependerá dos esforços dos gestores. Fica muito difícil criar uma cultura de segurança se a alta direção da empresa não mostra empenho.

Recompense

Muitos colaboradores sentem-se desvalorizados. A recompensa pode ser uma forma de motivar a criação de um comportamento seguro nas empresas. Entretanto, atenção: nada de criar “corridas”. Há muitas empresas que liberam os colaboradores mais cedo caso eles não esqueçam de usar um EPI, por exemplo. Isso só prejudica!

Ele até pode usar o equipamento, mas com certeza fará o trabalho mais rápido para poder ir embora mais cedo, podendo correr riscos por desatenção e sabemos que ele não está 100% seguro apenas por utilizar o EPI. Afinal, a rapidez na execução da tarefa pode  criar uma situação de risco para o trabalhador.

Então, utilize outros meios: ouça, agradeça, elogie, ache outra forma de recompensá-los.

Analise

É claro que um comportamento seguro precisa estar ligado diretamente ao que fazemos no trabalho, porém, você precisa analisar também como está sua vida fora dele. Seus hábitos fora do trabalho podem afetar sua segurança dentro dele.

Como estão seus relacionamentos pessoais? Você tem feito atividades físicas? E sua alimentação, está saudável? Mude hábitos!

Essa é uma análise individual para que pode trazer resultados imensos no dia a dia do seu local de trabalho.

Você tem mais alguma dica para nos dar? Comente por aqui! 

 

Matheus Reis

Matheus Reis

Jornalista, especialista em Conteúdo e Jornalismo Digital.

Quer receber nossas atualizações no seu e-mail?

Não se preocupe, também odiamos spam!

Leia também:

Curso Desvendando Aposentadoria Especial, PPP e LTCAT

Curso on-line

Desvendando Aposentadoria Especial, PPP e LTCAT

Descubra os 7 passos para dominar a elaboração de PPP, LTCAT e caracterização da Aposentadoria Especial

Conheça o curso

Dúvidas sobre a caracterização da Aposentadoria Especial, elaboração de LTCAT e PPP?
Clique no botão abaixo e fique aliviado ↓

 

Eu quero saber mais!

Trabalhe com segurança. Há sempre um abraço esperando você na volta pra casa.

SST Online